A Prefeitura de Gramado apresentou, na sexta-feira (14), uma cabine de teleatendimento médico no Centro Municipal de Saúde. O projeto foi viabilizado pela parceria entre as secretarias de Inovação e de Saúde com a empresa TeleVida, por meio do programa Sandbox Municipal. A iniciativa disponibiliza, em período experimental de 60 dias, o atendimento com clínico geral remoto para até 20 consultas diárias.
O ato contou com a presença do Prefeito Nestor Tissot, do Vice-Prefeito Luia Barbacovi, dos secretários André Castilhos (Inovação) e Jeferson Moschen (Saúde), além do diretor comercial da TeleVida, Adriano Oliveira, e do presidente da empresa, Marcelo de Carvalho (via acesso on-line).
A estrutura permite aferir pressão, temperatura e saturação do paciente antes do contato remoto com o médico. Caso a teleconsulta indique a necessidade de avaliação física, o paciente é encaminhado imediatamente para o atendimento presencial na unidade; caso contrário, recebe as devidas orientações, receitas ou encaminhamentos de forma ágil e segura. Caso a solução seja validada após o período de testes, o município estudará a expansão da tecnologia para outras unidades de saúde.
O Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, André Castilhos, destacou o papel da tecnologia no apoio ao cidadão: “A inovação tem como papel principal trazer soluções práticas que melhorem o dia a dia e a vida da população. O nosso objetivo é que a comunidade use a estrutura, teste o serviço e nos diga o que achou dessa nova ferramenta”, afirmou.
O Secretário da Saúde, Jeferson Moschen, explicou a dinâmica do atendimento e o suporte oferecido na unidade. “Os atendimentos serão inicialmente apenas com clínico geral e contarão com todo o suporte da equipe da unidade. Vale ressaltar que ninguém ficará sem consulta presencial, mas o morador ganha a opção de se consultar via telemedicina de forma rápida e qualificada”, ressaltou.
O Prefeito Nestor Tissot reafirmou o compromisso do município com a modernização da rede pública. “Gramado quer sempre melhorar a qualidade da saúde oferecida para a nossa população, e a tecnologia é uma grande aliada nesse processo para dar agilidade, inovação e mais eficiência aos atendimentos do município”, destacou.
Gramado
Gramado apresenta cabine de teleatendimento médico em fase de testes no Centro Municipal de Saúde

Leia também

Gramadohá 4 min
Nova onda de golpes reforça alerta sobre falsas centrais de atendimento

Gramadohá 2 horas
Defesa Civil e Assistência Social participam de seminário sobre prevenção e resposta a desastres

Gramado16 de ago. de 2026
Gramadense sai na frente, mas sofre virada diante do Santa Cruz

Gramado15 de ago. de 2026


