Gramado e Canela recebem, de 16 a 18 de outubro de 2026, a sétima edição do Festival Internacional de Corais. O encontro reúne 18 corais vindos do Uruguai, do Paraguai e de diferentes regiões do Brasil, mobilizando mais de 600 coralistas em uma programação que aproxima culturas e valoriza a diversidade do canto coletivo.

Os concertos abertos ao público acontecem no Teatro Elisabeth Rosenfeld, em Gramado, e na Catedral de Pedra de Canela, sede da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Além das apresentações, o festival promove o intercâmbio de experiências entre os grupos e movimenta o turismo regional com a presença de participantes de diferentes estados e países.

A programação no Teatro Elisabeth Rosenfeld começa na sexta-feira, 16 de outubro, às 20h, com seis corais. Entre os brasileiros, apresentam-se o Coral Usicanto e o Coral Contas e Cantos Asscontas, de Belo Horizonte, e o Coral Doppelquartett, de Panambi, no Rio Grande do Sul. Completam a noite os coros uruguaios Vivir y Cantar, Pentagrama e Voces del Paso, de Canelones.

No sábado, 17 de outubro, também às 20h, o teatro recebe o Coro Popular Artilleros, de Colonia, o Coro Itaty, de Canelones, e o Coro Affetto Maldonado, do Uruguai; os coros de la Red Crecer e Aprendiendo a Vivir, de Ciudad del Este, no Paraguai; e o Coral da Sefaz, de Manaus.

O domingo, 18 de outubro, terá três concertos. Às 15h, a Catedral de Pedra recebe seis grupos do Brasil e do Uruguai. Às 17h30, a programação retorna ao Teatro Elisabeth Rosenfeld, com apresentações que incluem o Coral Ecos do Pará, de Belém, e o Coral Vespasiano, de Minas Gerais. O encerramento acontece às 19h, na Catedral de Pedra, reunindo cinco corais do Brasil, do Paraguai e do Uruguai.

Realizado pelo Grupo Maestro Gil Gonçalves, sob a direção de Carla Buchman, o festival chega à sétima edição fortalecendo os vínculos entre diferentes comunidades por meio da música. A circulação dos grupos entre Gramado e Canela amplia o encontro com o público e transforma os espaços de apresentação em pontos de convivência e troca cultural.

A agenda também inclui jantares de confraternização no Centro de Eventos Tomasini. Essas atividades são fechadas e destinadas exclusivamente aos coralistas participantes. A programação aberta ao público concentra-se nos concertos do teatro e da catedral.

SERVIÇO
VII Festival Internacional de Corais de Gramado e Canela
Data: 16 a 18 de outubro de 2026
Participantes: 18 corais do Brasil, Uruguai e Paraguai, totalizando mais de 600 coralistas
Realização: Grupo Maestro Gil Gonçalves
Direção: Carla Buchman

Concertos abertos ao público:
- Teatro Elisabeth Rosenfeld — Gramado:** sexta-feira, 16/10, às 20h; sábado, 17/10, às 20h; domingo, 18/10, às 17h30.
- Catedral de Pedra — Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Canela:** domingo, 18/10, às 15h e às 19h.

Fotos: Divulgação