Gramado deu um passo histórico na preservação de sua identidade visual nesta segunda-feira (09), com o lançamento oficial da Cartilha de Estilo Arquitetônico Predominante. O evento ocorreu no Cristais de Gramado e reuniu autoridades, entidades parceiras e profissionais envolvidos na elaboração do material, que consolida diretrizes para preservar a estética urbana que faz da cidade um dos destinos turísticos mais admirados do Brasil.
A cartilha dá suporte à lei aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores em dezembro de 2025, a partir de projeto encaminhado pelo Executivo (Projeto de Lei Complementar nº 006/2025). Essa legislação específica atende uma diretriz do Plano Diretor vigente, que já previa a regulamentação do chamado Estilo Arquitetônico Predominante — agora formalizado por meio de um trabalho técnico iniciado ainda em 2024, através de um Acordo de Cooperação entre a PLANTA (Entidade para o Desenvolvimento Imobiliário Sustentável da Serra Gaúcha) e a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Parcerias Estratégicas de Gramado.
A nova lei entra em vigor no dia 19 de fevereiro e deverá impactar positivamente os novos projetos arquitetônicos, especialmente nas áreas centrais da cidade, ao estimular o respeito às características tradicionais do “estilo Gramado”, como telhados inclinados, beirais salientes, sacadas de madeira, revestimentos em pedra e o uso de paleta de cores integradas à paisagem urbana.

De caráter orientativo, a cartilha traz referências visuais claras e didáticas, sendo uma ferramenta para profissionais da área e para a população em geral compreenderem os elementos que compõem a linguagem arquitetônica que tornou Gramado única. “A cartilha busca garantir harmonia, estética e qualidade no ambiente construído, em conformidade com o Plano Diretor”, destaca o secretário de Planejamento, Rafael Bazzan. Já o presidente da PLANTA, Bernardo Tomazelli, ressalta que o material “valoriza o DNA arquitetônico da cidade sem limitar a criatividade dos projetos”.
O prefeito Nestor Tissot, presente no lançamento junto ao vice-prefeito Luia Barbacovi, ressaltou a importância da iniciativa: “A arquitetura é uma das marcas registradas de Gramado. Ela encanta quem chega, valoriza o turismo e é parte da nossa identidade. Preservar esse estilo é garantir que o futuro continue respeitando o que temos de mais belo e original”, afirmou.
A Cartilha de Estilo Arquitetônico Predominante já está disponível para consulta na Secretaria de Planejamento e pode ser acessada também em formato digital, no site plantaserragaucha.com.br.

