Gramado dará um passo histórico na preservação de sua identidade visual na próxima segunda-feira, 09 de fevereiro, com o lançamento oficial da Cartilha de Estilo Arquitetônico Predominante.
O Estilo Arquitetônico Predominante já faz parte do Plano Diretor vigente, e a elaboração e aprovação dessa lei específica, cumpre obrigações do próprio Plano Diretor, para que se regulamente tal situação. Os estudos e análises referente a esse tema, vem desde 2024 através de um Acordo de Cooperação, entre a PLANTA – Entidade para o Desenvolvimento Imobiliário Sustentável da Serra Gaúcha, e a Secretaria de planejamento e urbanismo de Gramado. Em dezembro de 2025, a câmara de vereadores aprovou o projeto de lei encaminhado pelo Executivo por unanimidade. A lei entrará em vigor no próximo dia 19 de Fevereiro, e certamente irá impactar novos projetos para que se preserve e mantenha as características predominantes da região e não se perca a identidade visual da cidade, principalmente nos pontos centrais.
Segundo o secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, “a cartilha busca garantir harmonia, estética e qualidade no ambiente construído, em conformidade com o Plano Diretor”. Já o presidente da PLANTA, Bernardo Tomazelli, “destaca que a cartilha tem caráter orientativo e de incentivo, valorizando o DNA arquitetônico da cidade sem limitar a criatividade dos projetos”.
A cartilha será um material gráfico, que irá abordar de forma visual e didática os elementos que caracterizam o chamado “estilo Gramado”, como telhados inclinados, beirais, sacadas, cores, e o uso de materiais de revestimentos como pedra e madeira. O lançamento marca o início de uma nova etapa no planejamento urbano de Gramado, reforçando o compromisso com o desenvolvimento ordenado e com a preservação da identidade que faz da cidade um dos principais destinos turísticos do Brasil.
A cerimônia será realizada no Cristais de Gramado e reunirá autoridades, profissionais que participaram da construção e entidades parceiras. Após o lançamento, o material digital estará disponível no site da prefeitura e no site da Planta. Mais informações na secretaria de planejamento de Gramado.

