Artista espanhol David Gibernau está confirmado na 3ª Bienal Internacional de Arte em Vidro Ibero-Americano

Responsável pela produção artesanal da estrela de vidro da Torre da Virgem Maria da Sagrada Família, em Barcelona, Gibernau ministrará curso em Gramado!

Os participantes da 3ª Bienal Internacional de Arte em Vidro Ibero-Americano (BIAVI), que ocorre de 23 de maio a 21 de junho, em Gramado, terão a oportunidade de aprender as técnicas utilizadas na construção de uma das mais renomadas obras em cristal artístico no mundo: a estrela de vidro da Torre da Virgem Maria da Sagrada Família, em Barcelona. David Gibernau, mestre artesão vidreiro de Mataró, na Espanha, com mais de 40 anos de experiência no trabalho com vidro artístico e arquitetônico, foi o responsável pela execução da estrela de vidro, um marco importante na conclusão da igreja que já é um Patrimônio Mundial da UNESCO.  

Um ícone da arte mundial

À frente do ateliê familiar Tot Vidre Gibernau, David destacou-se internacionalmente por criar os 123 painéis de vidro feitos à mão que compõem a estrela de vidro da Torre da Virgem Maria da Sagrada Família, em Barcelona, uma obra de grande relevância artística e técnica.

A estrela de vidro na Torre da Virgem Maria da Sagrada Família é uma estrutura de 12 pontas, com 7,5 metros de diâmetro e 5,5 toneladas, feita de vidro texturizado e aço inoxidável, instalada em dezembro de 2021 para iluminar o horizonte de Barcelona, representando a Estrela Guia e sendo o ponto culminante da torre mais alta (depois da Torre de Jesus Cristo), que possui vitrais azuis e é parte da obra-prima de Gaudí.

Sua criação da estrela da Torre da Virgem Maria trouxe projeção internacional, unindo técnica e arte no vidro contemporâneo para um projeto arquitetônico histórico. A instalação da estrela é um marco importante na conclusão da igreja, que já é um Patrimônio Mundial da UNESCO, e traz uma nova luz e símbolo para a paisagem de Barcelona, ligando-se à tradição de Maria como “Estrela do Mar”.

 3ª BIAVI ocorre em Gramado

O Brasil recebe pela primeira vez a Bienal Internacional de Arte em Vidro Ibero-Americano – as edições anteriores foram realizadas na Costa Rica e no México. O evento, que ocorre de 23 de maio a 21de junho, em Gramado, contará com palestras, oficinas, exposições e desfiles, que serão realizados na Cristais de Gramado, o Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen e o Vita Boulevard.

A BIAVI reúne obras em uma ampla variedade de técnicas de vidro, desde vidro soprado tradicional até trabalhos em vidro fundido, laminado e fusing. Nesta 3ª edição do evento, o tema central será “Oceanos”, inspirando a criação de obras que evidenciem a riqueza natural e, também, alertando sobre os perigos de extinção a partir de ações humanas. Artistas do vidro de qualquer nacionalidade, profissionais ou autodidatas, que sejam maiores de 18 anos, podem inscrever seus trabalhos para a seletiva – o prazo de inscrições é 28 de fevereiro

Foto – divulgação BIAVI