Projeto da Nova Centralidade de Gramado é apresentado para conselhos municipais 

Na próxima terça-feira (3), a partir das 14h, na Prefeitura, comunidade está convidada para participar de audiência pública sobre o tema!

A Prefeitura de Gramado, por meio das Secretarias de Planejamento, Urbanismo e Parcerias Estratégicas, e do Meio Ambiente, promoveu uma reunião na tarde de ontem (29), com membros do Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (C-PDDI) e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), com o propósito de apresentar o Projeto Urbanístico Relevante da Nova Centralidade da Região Norte de Gramado. O encontro foi conduzido pelo secretário de Planejamento, Rafael Bazzan e pela secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, contando com a presença do diretor da Fundação Luiz Englert – parceira do projeto, o professor Benamy Turkienicz. 

O objetivo foi apresentar em primeira mão a proposta do projeto, que busca a expansão urbana planejada e equilibrada da cidade para uma área de 900 hectares localizada na região do bairro Mato Queimado, criando uma nova centralidade, com fácil acesso à Gramado e as cidades vizinhas de Canela e Nova Petrópolis. “A intenção é criar um novo bairro, mantendo as características de escala arquitetônica e urbanística tradicionais de Gramado, para que o gramadense se sinta confortável e representando nesta área. Trata-se de um projeto de expansão urbana planejado e equilibrado, possibilitando que esta nova centralidade se conecte e desafogue o Centro atual, contribuindo com a qualidade de vida e a mobilidade”, explica o secretário Rafael Bazzan.

Entre os eixos estratégicos do projeto estão: Sustentabilidade Ambiental; Mobilidade e Conectividade; Atratividade e Desenvolvimento Econômico; Equidade, Qualidade de Vida e Bem-Estar; e Gestão Inteligente. “O projeto visa uma cidade caminhável, conectada e inteligente, incorporando a natureza como elemento essencial da estrutura urbana e preservando áreas de alto valor ecológico”, reforça a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA OUVIR A COMUNIDADE 

Na próxima terça-feira (3), a partir das 14h, no auditório da Prefeitura, será realizada uma audiência pública sobre a Nova Centralidade da Região Norte de Gramado. Conforme o secretário Rafael Bazzan, a intenção é ouvir a comunidade sobre o tema para construir em conjunto uma nova cidade de Gramado. “Este é um projeto inovador que traz tendências do urbanismo contemporâneo, sendo extremamente relevante para o futuro de Gramado”, conclui Bazzan.