A primeira brasileira a vencer o Miss Universo, Ieda Maria Vargas, morreu, aos 80 anos de idade, em Gramado. Ieda era moradora de Gramado, no bairro Planalto, e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel.
Quando completou 55 anos ela havia sofrido um AVC, que comprometeu a memória e a fala, mas conseguiu se recuperar. Após ficar viúva em 2009, foi quando mudou-se para Gramado.
Nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, tornou-se um ícone da beleza brasileira ao conquistar os títulos de Miss Brasil e Miss Universo em 1963. Ela alcançou a coroa de Miss Universo, aos 18 anos, em Miami Beach, nos Estados Unidos.
Seu reinado terminou em 1º de agosto de 1964, quando passou a coroa para a sucessora, a grega Corinna Tsopei, durante o Miss Universo daquele ano. Viveu por um período em Miami e, em 1968, casou-se com José Carlos Athanázio, já falecido, com quem teve dois filhos, Fernanda e Rafael.
O velório acontece nesta terça-feira, 23 de dezembro, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Estado, a partir das 10 horas. . A cerimônia de despedida será às 17 horas no Cortel Metropolitano Crematório somente para amigos e familiares.

Na imagem a filha Fernanda com a mamãe Ieda em momento de sessão de fotos e vídeos no Lago Negro.
Fotos – Gerson Sorgetz
Fonte – GZH

