Prefeito Nestor Tissot assina a prorrogação da suspensão de novos projetos de hotéis e restaurantes

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (16) o prefeito Nestor Tissot assinou a prorrogação por mais 180 dias, a suspensão de protocolo de novos projetos para a construção de hotéis e restaurantes em Gramado. A “moratória” iniciada em julho terminaria agora no final de dezembro. 

A ampliação do prazo foi solicitada ainda no final de novembro pelo Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur Serra Gaúcha). 

Gramado já tem 216 hotéis, que somam 24,7 mil leitos. Estão em construção 13 projetos com 9,9 mil leitos e outros 33 estão em análise. O entendimento de quem apoia a decisão é de que não há estrutura nem cliente para tanto. Na gastronomia, são 318 restaurantes, com 26 mil cadeiras, enquanto tramitam 43 pedidos de alvarás.

No caso de hotéis, a suspensão valeu para toda a cidade e a exceção são pequenas hospedagens de até 20 leitos, cujas propostas seguiram sendo recebidas. Já para restaurantes, a restrição foi para projetos com mais de 20 cadeiras para o centro da cidade. Segue autorizada a troca de CNPJ de restaurantes se ocorrer venda. Não parou obra em andamento nem tramitação do que já havia sido recebido pela prefeitura.