O vice-presidente do Sindilojas Região das Hortênsias, Sandro Schmidt, utilizou a Tribuna da Câmara de Vereadores de Gramado para falar da gestão de resíduos. Sandro tratou muito de sustentabilidade na Tribuna com o tratamento adequado de resíduos. “Tenho uma carreira na indústria petroquímica, e entendo bem desse assunto, geração de resíduos”, disse.
Segundo Sandro, “temos uma excelente oportunidade para tornar Gramado destaque na geração e gestão de resíduos, sermos um benchmarking nesta área de resíduos”. Segundo relatou, a cidade tem bons espaços e condições para realizar este projeto. “O que precisamos fazer é promover treinamento de equipes para fazer triagem, precisamos disso, pois estamos perdendo material nobre para outras cidades, podemos fazer tudo aqui dentro da cidade, o lixo de uma forma geral é matéria prima nobre, sabendo selecionar, será um ganho fantástico”, disse Sandro.
Ele observou que Canela tem um sistema que está muito na frente, “quem conhece o setor de Gramado é chocante para quem vai lá”, disse. Para Sandro, “temos que fazer do lixo um caminho natural.
Ele citou que a cidade de Gramado tem ótimos espaços para este projeto e, “temos parceiros grandes para buscar, e podemos colocar uma usina de triagem em Gramado”, disse. “Estamos tentando revitalizar este projeto, esperamos que a gente consiga”, concluiu Sandro Schmidt.
Foto – Gerson Sorgetz

