Alegando “desgaste interno” cinco filiados deixam o Partido Republicanos de Gramado

Os ares do Republicanos Gramado andam meio turbulentos. Primeiro foi o vereador Roberto Cavallin que deixou a Executiva da sigla. Agora são cinco integrantes do Partido que formalizaram a saída ampliando um quadro de desgaste que vem se acumulando dentro do partido. Antes já tinha deixado o partido a suplente Mara Regina (359 votos). Agora são mais três suplentes de vereador que, juntos com a Mara, somaram 905 votos na última eleição: Miro Rodrigues (71 votos), Tenente Quevedo (213 votos), Carla Hillig (262 votos), Enedir Rodrigues e Patrícia Santos. É reflexo de um sentimento crescente de insatisfação com os rumos adotados pela direção partidária.

O Blog tentou contato com o presidente da sigla, André Caliari, que não retornou posicionamento.

Um destes ex-filiados, ocupa cargo na Prefeitura, e relatava estar sob pressão do secretário municipal, Jonas da Silva, que é do Republicanos, e atual Secretário da Cultura. Segundo Jonas relatou ao Blog, “o ponto de divergência surgiu em relação a prerrogativas que são de competência exclusiva do Secretário. Mantive meu posicionamento, mas reitero que não houve qualquer tipo de pressão, desrespeito ou desvalorização do trabalho de nenhum servidor; pelo contrário, o profissionalismo, o respeito à hierarquia e o diálogo é a base da minha gestão”, disse.

As queixas do grupo em relação à Executiva apontam falta de diálogo, ausência de suporte para demandas comunitárias e tomadas de decisão sem consulta a filiados e lideranças da própria estrutura partidária.

Consultada pelo Blog, a vereadora do Republicanos Dra Fatima, afirmou que “é inegável que a saída de seis filiados, incluindo suplentes que demonstravam engajamento com nossa comunidade, é uma notícia que recebo com pesar, mas estamos em um ambiente democrático, e sempre gera reflexão; no entanto, é fundamental respeitarmos as razões e os posicionamentos individuais de cada um; na política, assim como em qualquer área, divergências e alinhamentos de expectativas fazem parte do processo, compreendemos as insatisfações dos colegas, mas esse é um tema que, certamente, será analisado e tratado internamente pela Executiva Municipal do Republicanos para que possamos seguir, fortalecendo o trabalho do partido, em Gramado; de minha parte, sigo focada em meu mandato e nas pautas que interessam à nossa cidade”, disse a vereadora.

O Blog também tentou contato com o vereador Roberto Cavallin que não retornou posicionamento.

Foto – divulgação