Promovida pela Sicredi Pioneira, apresentação aconteceu no sábado (5), durante o Festival Sabores da Colônia, em Nova Petrópolis
Cultura, lazer e cooperação marcaram o último sábado (5) em Nova Petrópolis. No Dia Internacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira promoveu um show gratuito da Família Lima na Rua Coberta da cidade, reunindo grande público em uma noite de celebração. A iniciativa, que uniu música e participação comunitária, fez parte das atividades do Festival Sabores da Colônia, um dos eventos mais tradicionais da região.
Com o objetivo de demonstrar seu compromisso com o desenvolvimento local, a Sicredi Pioneira buscou valorizar, por meio do evento, a cultura, a educação e o envolvimento coletivo. “O lema ‘Cooperativas constroem um mundo melhor’ foi escolhido pela ONU ao declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. E, com o propósito de marcar de forma especial o Dia Internacional do Cooperativismo, trouxemos a Nova Petrópolis um super show com a Família Lima”, destacou o presidente do Conselho de Administração, Tiago Luiz Schmidt.
Segundo ele, a iniciativa evidenciou os princípios cooperativistas, em especial, o interesse genuíno pelas pessoas. “O cooperativismo tem como base o cuidado com a comunidade. E aqui, ela realmente se fez presente. Com muita animação, participou durante todo o show com grande alegria. Este dia, sem dúvida, entrou para a história de Nova Petrópolis, Capital Nacional do Cooperativismo”, completou.
Com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, a apresentação fez parte do Festival Sabores da Colônia, evento que reconhece os produtores rurais locais por meio da gastronomia típica alemã, produtos coloniais e manifestações culturais.
Além do show da Família Lima, em Nova Petrópolis a cooperativa promoveu uma palestra com o especialista Murilo Gun. A mesma iniciativa será levada a Novo Hamburgo, no dia 4 de setembro, e a Caxias do Sul, no dia 5 de setembro. A instituição também patrocinou o LegadoCoop, evento que reuniu cerca de mil participantes e 260 cooperativas, e tem incentivado visitas ao Memorial Amstad, espaço que resgata a trajetória do cooperativismo de crédito no Brasil.
Foto – Mauro Stoffel

