Festival Sabores da Colônia prossegue até 6 de julho em Nova Petrópolis 

O Festival Sabores da Colônia 2025 teve início na cidade mais acolhedora do Rio Grande do Sul e já recebeu milhares de visitantes nos primeiros dias de evento. Os mascotes Otto e Anna receberam os turistas de braços abertos na Rua Coberta e Praça das Flores ao longo do fim de semana. A programação segue até 6 de julho; de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e de sexta a domingo, das 8h às 20h, com entrada franca. 

O Desfile dos Agricultores, previsto para o último domingo, 29 de julho, não aconteceu devido às condições climáticas e será realizado no próximo sábado, 5 de julho, a partir das 14h, na Avenida 15 de Novembro (trecho entre a Avenida 3 de Maio e Rua Coberta). O Desfile dos Agricultores será um momento de protagonismo e homenagem ao agricultor, pela importância da agricultura familiar na história e no desenvolvimento econômico do Município.

Com tratores enfeitados, carroças e famílias inteiras vestidas com amor pela tradição, o desfile promete transformar a principal avenida da cidade em um verdadeiro palco de orgulho e tradição. Cada grupo participante representa um distrito do Município, exibindo os frutos do seu trabalho, os costumes preservados ao longo das gerações e a alegria de pertencer a esta terra.

Mais do que um espetáculo visual, o desfile será uma demonstração de gratidão e reconhecimento ao agricultor, figura central no Sabores da Colônia. É também um convite ao visitante para conhecer de perto os valores da simplicidade, da cooperação e do amor à terra que caracterizam Nova Petrópolis.

Também no sábado, 5 de julho, a partir das 19h, outro ponto alto da programação do Festival Sabores da Colônia será o show com a Família Lima, em uma apresentação de Sicredi, com entrada franca. 

Além disso, o fim de semana contará com diversos shows musicais locais, bandinhas típicas alemãs, grupos de danças folclóricas e tradicionalista, corais locais, oficina culinária com a receita de waffle salgado com linguiça, fornada de pães e cucas, produtos da agricultura familiar, artesanato e praça de alimentação. 

São mais 30 expositores comercializando embutidos, queijos, iogurtes, rapaduras, melado, cachaça, paçoca, conservas, destilados, vinhos, sucos, mel e produtos compostos, nozes, doce de leite, molhos, patês, cucas, pães e biscoitos; além de artesanato diverso e flores. E ainda, comercialização de cervejas, espumantes e chopp.

 Foto – Gerson Sorgetz