Sindilojas Hortênsias fecha Convenção Coletiva de Trabalho

Nova CCT garante, mais uma vez, abertura do comércio em feriados contando com trabalho de funcionários.

A pergunta é recorrente: “posso abrir minha loja em feriados contando com o trabalho de funcionários?” Pode, sim! Isto está assegurado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025-2026 assinada entre o Sindilojas Região das Hortênsias (sindicato patronal) e o Sindicomerciários (sindicato laboral), no dia 13 de junho, com vigência de 1º de junho de 2025 a 31 de maio de 2026.

O comércio varejista de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula, Jaquirana e Cambará do Sul pode abrir em todos os feriados nacionais, estaduais e municipais. E caso o lojista queira contar com o trabalho de seus funcionários nestas datas, deve portar o Certificado de Autorização emitido pelo Sindilojas Região das Hortênsias.

Confira os feriados de 2025:
01/01/25 – Confraternização Universal – todas as cidades
02/04/25 – Dia de São Francisco de Paula – São Francisco de Paula
18/04/25 – Sexta-Feira Santa – todas as cidades
21/04/25 – Tiradentes – todas as cidades
01/05/25 – Dia do Trabalho – todas as cidades
26/05/25 – Nossa Senhora de Caravaggio – Canela
29/05/25 – Ascensão do Senhor 

– Canela/Picada Café
30/05/25 – 
Ascensão do Senhor – Gramado (transferido)
19/06/25 – Corpus Christi – Canela/Gramado/São Francisco de Paula/Nova Petrópolis/Picada Café/Jaquirana25/07/25 – Dia do Colono –

Nova Petrópolis
07/09/25 – Independência do Brasil – todas as cidades
20/09/25 – Revolução Farroupilha – todas as cidades
12/10/25 – Nossa Senhora Aparecida – todas as cidades
31/10/25 – Dia da Reforma –

Nova Petrópolis
02/11/25 – Finados – todas as cidades
15/11/25 – Proclamação da República – todas as cidades
20/11/25 – Dia Nacional da Consciência Negra – todas as cidades
25/12/25 – Natal – todas as cidades

Quero contar com o trabalho de funcionários nos feriados. Como proceder?
Para emitir, acesse a aba “Certificado de Autorização para Abertura em Feriados”, no site da entidade: www.sindilojashortensias.com.br  

-Empresários associados em dia com o setor financeiro: gratuito!
-Empresários não associados: R$ 122,00 (por feriado).

“Um detalhe que deve ser observado é que agora o Certificado de Autorização deve ser impresso por feriado, por estabelecimento, e não mais um Certificado só para todo o período da CCT. Desta forma, o lojista poderá escolher em quais feriados deseja abrir contando com o trabalho de seus funcionários”, destaca o presidente do Sindilojas, Guido Thiele.

Empresários não associados que optarem pelo pagamento para todos os feriados até 31/05/2026no valor de R$ 720,00, podem solicitar pelo whatsApp (54) 9 8172-0708.