Gramado fortalece sua estratégia como Destino Turístico Inteligente com o apoio técnico da consultoria local Gescap

A Secretaria de Turismo de Gramado vem liderando de forma estratégica a transformação do município em um Destino Turístico Inteligente (DTI), alinhando-se às diretrizes do Programa DTI Brasil, do Ministério do Turismo. Essa iniciativa reforça o protagonismo de Gramado no cenário nacional e internacional do turismo sustentável, inovador e centrado nas pessoas.

Para apoiar tecnicamente esse processo, a Gescap – consultoria especializada em sistemas de gestão com base em normas ISO – tem atuado como parceira da Secretaria, oferecendo sua expertise na estruturação e implementação do modelo DTI. A Gescap é representada pelos consultores Rafael Chaves e Vicente Atz, que são delegados da ISO no Brasil, atuando no grupo internacional de normalização sobre Destinos Turísticos Inteligentes (TC 228, WG 22 – Smart Tourism Destination).

Essa participação ativa na ISO permite à Gescap contribuir com as melhores práticas, experiências internacionais e indicadores de desempenho utilizados nos destinos mais avançados do mundo. Com esse know-how, a Gescap apoia Gramado na adaptação do modelo DTI à realidade local, promovendo ações voltadas à inovação, sustentabilidade, governança, acessibilidade e uso inteligente da tecnologia.

A colaboração entre a Secretaria de Turismo de Gramado e a Gescap fortalece o posicionamento da cidade como referência no turismo inteligente, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável, inclusivo e competitivo. Sendo modelo referência para outras cidades se inspirarem.

Foto: Na imagem, Vicente Atz, Ricardo Reginatto e Rafael Chaves.

Fonte: Rafael Chaves (sócio proprietário Gescap) e Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Gramado.