Márcio Cavalli lança obra sobre o patrimônio cultural de Canela

O advogado, jornalista e historiador Márcio Cavalli lança, no dia 11 de junho, seu quinto livro. Patrimônio Cultural de Canela – Proteção aos Bens Materiais de Valor Histórico trata sobre a preservação de prédios e monumentos importantes para a memória do município.

Segundo ele, por décadas a ausência de leis protetivas impactou na supressão de imóveis de valor histórico. “A ideia é despertar o poder público e a comunidade para proteger bens imóveis referenciais para a comunidade, como a Casa de Pedra. A obra propõe o equilíbrio sustentável entre história e progresso, com o desenvolvimento do turismo patrimonial, como se faz em outros destinos”, pontua.

O lançamento acontecerá para convidados no Espaço Sicredi, na rua João Pessoa, no Centro de Canela. Após, os exemplares serão vendidos a R$ 80,00 pelo próprio autor, pelo WhatsApp (54) 9 9134 5646, e na Livraria Bambu (Rua João Pessoa, nº 25, em Canela), sem descartar futuros parceiros. Metade da arrecadação com as vendas será repassada ao Rotary Club de Canela, que destinará os recursos à Apae da cidade.

Conforme Jussara Bonalume, presidente do Rotary Club de Canela, o escritor comentou com ela sobre a obra e a destinação de parte das vendas. “Ficamos empolgados e pedimos para ele apresentar o livro na nossa reunião semanal. A nossa adesão foi total. São recursos que vão ser repassados de maneira transparente e que vão auxiliar a Apae, que é apadrinhada pelo nosso clube”, explica ela. No dia 2, o autor fará o pré-lançamento da obra aos rotarianos.

Cinco apoiadores locais tornaram realidade a publicação: Água das Hortênsias, Brocker Turismo, Mundo a Vapor, Sicredi Pioneira e Toca da Bruxa.

A OBRA

Patrimônio Cultural de Canela – Proteção aos Bens Materiais de Valor Histórico é fruto do trabalho de conclusão do bacharelado em Direito do autor em 2021, no Campus Universitário da Região das Hortênsias da UCS, em Canela. O coordenador do curso à época, me. Guilherme Dettmer Drago, e o orientador do TCC, dr. Airton Guilherme Berger Filho, assinam a apresentação e o prefácio da obra, respectivamente. O texto original foi acrescido e atualizado.

Foto – Márcio Almeida