Queijo da Canastra, uma tradição secular presente no Connection que inicia esta semana

A Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan) conseguiu o selo de Indicação Geográfica (IG) em 2012, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), mas o produto tem uma história de mais de 200 anos. Os primórdios remetem ao tempo dos tropeiros, que levavam o alimento em suas viagens.

O Queijo da Canastra e outros 50 produtos reconhecidos pelo INPI com o selo de IG estarão em Gramado, entre os dias 28 e 31 de maio, durante o Connection Terroirs do Brasil. O público poderá degustar e adquirir produtos de qualidade diferenciada como vinhos, cafés especiais, mel, camarão, balas de banana, chocolates, doces de Pelotas, açafrão, entre outros, inclusive artesanato como rendas nordestinas e panelas de barro produzidas em Roraima.

A produção centenária do Queijo da Canastra é farta de histórias e a década de 1990 representa um marco importante. Foi quando gestores franceses estiveram na região compartilhando conhecimentos técnicos. “E quando eles conheceram o nosso queijo, eles falaram: oh, vocês têm um dos melhores queijos do mundo aqui e vocês serão muito premiados”, disse Higor Freitas, gerente executivo da Aprocan.

O diferencial do queijo da Canastra, conforme explica Higor, é o que acontece com o queijo durante o período de maturação. Por força de Legislação, o período mínimo de maturação é 14 dias. “Quando a gente compara um queijo da canastra fresco com três, quatro dias apenas, com o queijo lá do Cerro, por exemplo, que é outra região aqui de Minas, com o mesmo tempo de maturação, sensorialmente eles são muito parecidos. Por quê? Não deu tempo de expressar ainda o terroir naquele queijo. Esse período de maturação vai ajudar as características sensoriais desse queijo a evoluir, além de deixá-lo mais nutritivo”, explica.

“Quando a gente fala de produto com IG, geralmente a gente está falando de produtos com valor agregado. Então não adianta a gente participar de qualquer evento. A gente tem um público que busca esse produto. Então o Connection entrega muito isso. Entrega essa visibilidade para esse público que é o alvo dos produtos de IG”, finaliza Higor Freitas, gerente executivo da Aprocan.

Foto: Fazenda Capão Grande/Divulgação