Está tramitando na Câmara de Vereadores de Gramado, o PLO 008/2025 que autoriza a Prefeitura conceder a remissão de valores transferidos à Gramadotur.
A Prefeitura propõe a remissão de R$ 2.717.632,25 valores que foram transferidos do Fundo Verde à Autarquia Municipal de Turismo em janeiro de 2021. A necessidade dos recursos na época, em momento crítico da pandemia do COVID-19, a Gramadotur e Prefeitura buscaram a autorização com o objetivo de cobrir despesas relacionadas a 35ª edição do Natal Luz de Gramado, em razão da frustração de receitas deste evento no ano de 2020, conforme relatado no Projeto de Lei.
Sobre este assunto, o Prefeito Nestor Tissot se manifestou em uma rede social dizendo que “a falta de conhecimento do que realmente acontece, insinuações colocando a capacidade das pessoas do governo em jogo, sem ter certeza dos assuntos……..(sic) o auxílio na Gramadotur era necessário, todos sabem que o faturamento do Natal especialmente ano passado e demais eventos baixou como nunca. Os patrocinadores recuaram devido as dificuldades deles próprios, Governo Federal acenou com ajuda de 5 milhões para o Natal e não mandou nada, e aí vai, tudo tem uma razão”, disse o Prefeito na rede social Gramado em Pauta.
O Prefeito fez questão de deixar claro ainda que a Autarquia Gramadotur é auditada pelo Tribunal de Contas do Estado, “se tivesse algo errado certamente seria detectado, a Gramadotur tem um Conselho de Administração formado por gramadenses de todos os partidos, seria uma boa oportunidade de outras pessoas principalmente as quem tem soluções rápidas a fazerem parte”, concluiu Nestor.
O Projeto na Câmara deve ser votado nas próximas sessões.

