Em uma operação de fiscalização realizada no início desta semana, o 2º Pelotão de Polícia Ambiental da Brigada Militar de Canela, em parceria com fiscais de meio ambiente do município de Nova Petrópolis, identificaram diversas irregularidades em empreendimentos e propriedades da região.
As ações foram voltadas à verificação de novos empreendimentos em situação irregular, descumprimentos de embargos e intervenções em áreas de vegetação nativa pertencentes ao bioma Mata Atlântica. Durante as inspeções, foram encontrados casos de abertura de estradas sem autorização, com danos à mata nativa. O proprietário foi identificado e notificado a fornecer informações sobre a intervenção.
Em outra propriedade localizada em área de preservação permanente, foi constatado o descumprimento de embargo judicial, evidenciado pela construção de uma nova obra em local sensível. O caso será tratado como violação de decisão judicial.
Além disso, um estabelecimento foi flagrado operando sem a Licença de Operação (LO) para atividade potencialmente poluidora, o que resultou na lavratura de um Termo Circunstanciado.
Os fatos apurados já geraram procedimentos criminais e administrativos, que estão sendo conduzidos pelos agentes ambientais de Nova Petrópolis. As autoridades reforçam que ações como essas são fundamentais para garantir a preservação do bioma Mata Atlântica e para assegurar que atividades econômicas sigam normas legais e ambientais.

O Comando Ambiental da Brigada Militar e os fiscais municipais destacam a importância da colaboração da sociedade na identificação de crimes ambientais e reforçam o compromisso com a preservação do meio ambiente.
Fotos e Fonte: Comunicação Social CABM

