Gramado Natural promove atividades formativas

O Gramado Natural – 1º Encontro de pintura ao ar livre é um projeto cultural que vem sendo realizado desde fevereiro deste ano, onde as paisagens e belezas naturais das áreas rurais da cidade estão sendo protagonistas. Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto, construído sob os conceitos de arte de rua, artes visuais e meio ambiente, se desmembra nos eixos de criação artística, mostra de arte, intercâmbio cultural e formação.

No eixo de criação artística o Coletivo Plein Air Gramado, composto por quatro artistas plásticos, retratou 20 linhas rurais do município, produzindo pelo menos 80 obras de arte. Já o encontro de pintura, que seria realizado de 02 a 05 de maio e atenderia os eixos de mostra de arte e intercâmbio cultural, precisou ser adiado, devido às fortes chuvas e os episódios climáticos que colocaram todo nosso estado em situação de calamidade pública. A produtora responsável pelo projeto, Luana Michel, afirma que a nova data está sendo estudada e será divulgada em breve. “Entendemos que este é um momento para nos reerguermos para então, na primavera, com melhores condições, nosso encontro poder florescer e os pintores tomarem as ruas da cidade”.

Nos dias 16 e 17 de maio foram realizadas as palestras “A história de Gramado contata pelo lixo”, em parceria com o Movimento Gramado Viva, onde os palestrantes Ariel Pulz e Jair Portulan estiveram nas escolas EMEF Carlos Barbosa (Linha Quilombo) e EMEF Padre Scholl (Linha Carahá).

Já no dia 20 de maio, na EMEF Alberto Pasqualini, na Linha Araripe, 18 alunos entre o 3º e 5º ano puderam vivenciar uma atividade “en Plein air”, ou seja, de pintura ao ar livre. Para o Workshop demonstrativo, cavaletes foram montados no pátio da escola, voltados para a paisagem que seria observada e pintada: a majestosa araucária que fica em frente à escola. Os alunos, que já haviam lido no jornal, sobre o projeto, estavam empolgados em participar ativamente desta aula. Acompanhando as orientações do professor e artista plástico Alessandro Müller, cada um produziu sua própria pintura que, posteriormente, fará parte de uma exposição feita pela própria escola.

Ainda, o projeto irá oferecer outras atividades formativas ao longo dos próximos meses como: Curso de Pintura a La Prima (com Rogerio Baungarten), Curso de Gestão Cultural (com Luana Michel), Preparação e confecção do material para Plein Air (com Alessandro Müller), além de palestras e mutirão de limpeza em locais da cidade. Para acompanhar as inscrições e participar das atividades formativas, basta seguir o perfil do projeto no Instagram @gramado.natural, onde todas as notícias e informações são compartilhadas.

Maiores informações: Patrícia Viale (Ascom Gramado Natural) 54 9990.6101.

Crédito da foto: Yas Almeida