Dentro de um mês, Gramado será palco de um encontro de ideias e negócios: o Connection Experience Terroir do Brasil 2024, de 15 a 18 de maio. Com foco em produtos de origem do Brasil, o evento irá proporcionar painéis com convidados nacionais e internacionais, a Alameda Terroir – feira de expositores com produtos de origem, Cozinhas Show – aulas de culinária abertas ao público e o Circuito Gastronômico e de Experiências.
O foco desta edição será mais uma vez os Terroirs do Brasil, trazendo debates com painelistas experts na valorização dos produtos originais das terras brasileiras e como eles podem impulsionar novos negócios e destinos. Um dos destaques desta edição é a jornalista Giuliana Morrone, especialista em ESG e com uma carreira de 23 anos no Grupo Globo. Especialistas atuantes no mercado internacional como Bernardo Cardoso, Diretor do Turismo de Portugal no Brasil, e Gabriela Testa, Diretora do Instituto de Promoção Turística do Ministério do Interior da Argentina também estarão em Gramado.
A programação da Cozinha Show recebe 15 chefs, incluindo nomes da região como Nícolas Heckel, chef do restaurante Catherine, e Marcos Livi, chef que comanda o tradicional evento “A Ferro e Fogo” em São Francisco de Paula e mais seis restaurantes em São Paulo.
Um dos objetivos do evento é abordar a importância da Indicação Geográfica (IG), uma ferramenta de valorização de produtos do agronegócio que são vinculados aos seus territórios de origem, visando proteger a região produtora e agregando valor às mercadorias. Ao todo, serão 102 IGs participantes de todas as cinco regiões do Brasil, dentre elas todas as 14 IGs do café nacional.
O público estimado é de aproximadamente 1.200 pessoas, 15% a mais do que na edição de 2023. Conforme explica Eduardo Zorzanello, CEO do evento, o Connection Terroirs do Brasil é uma das maiores vitrines de promoção dos produtos brasileiros de origem: “O Connection estimula a inovação, une pessoas e possibilita o intercâmbio de ideias e experiências ampliando as possibilidades reais de negócio”.
Foto – divulgação

