Foi assinado o contrato entre a Apae de Gramado e a Scalla Incorporações, permutando a atual área da entidade no centro de Gramado, por uma nova sede. Pelo terreno de 3.475 metros quadrados, a Apae receberá uma moderna sede com aproximadamente 850 metros quadrados de área computável, e sete lojas, no endereço da Rua Garibaldi.
A nova sede contemplará salas para atendimento, mobiliário, e equipamentos, dentre os quais, piscina aquecida, para o atendimento de seus mais de 100 beneficiários. O projeto, assinado pelo arquiteto Derson Casagrande, está sendo desenvolvido conjuntamente com a APAE. Dentre as exigências para a nova sede, está a adoção de sistemas e tecnologias que reduzam o custo de operação e manutenção, como por exemplo utilização de iluminação em LED, placas de aquecimento solar para piscina, e aproveitamento de luminosidade natural. Todos os requisitos de acessibilidade também foram abrangidos pelo projeto. O terreno para a construção da nova sede da Apae já foi adquirido, e os fatores decisivos na sua definição foram a localização estratégica, com facilidade de acesso e o grande potencial de valorização imobiliária. Outro ponto importante é possibilidade de ampliação futura: no novo endereço, a sede poderá ter até 1.380 metros quadrados de área construída (considerando áreas computáveis e não computáveis). O terreno possui 1.800 metros quadrados e fica na Rua Piratini, entre a Rua Pedro Candiago e a Avenida das Hortênsias, no bairro Planalto.
Além da nova sede, a Apae será dona de sete lojas térreas, com pé direito duplo, e frente para o passeio público, no empreendimento imobiliário que será construído no local da atual sede, na rua Garibaldi. Os aluguéis das lojas representarão renda importante para a manutenção das atividades da instituição, que realiza um trabalho de grande importância na comunidade gramadense.
No período em que estiver sendo erguida a nova sede, a entidade continuará funcionando normalmente na Rua Garibaldi. O diretor da Scalla Incorporações, Irineu Dressel (foto) ressalta que “somente após a entrega efetiva do novo espaço, a empresa iniciará as obras de um empreendimento na antiga sede.”
Foto: Sérgio Azevedo
Irineu Dressel da Scala Incorporações

