Vendaval deixa São Chico arrasada

Um forte vendaval acompanhado de chuva deixou moradias destelhadas em São Francisco de Paula no início da manhã deste domingo. Segundo a Defesa Civil do município, ainda não há uma estimativa oficial de casas atingidas, mas há relatos de que pelo menos dois loteamentos foram completamente atingidos. O Corpo de Bombeiros atendeu chamados nos bairros Santa Isabel, São Miguel, Gaúcha e Centro. A precipitação iniciou-se por volta das 8h30min. — Já acionamos a Defesa Civil do Estado porque não temos lona para 1% da cidade. O estrago foi grande — lamenta o responsável pela Defesa Civil de São Francisco de Paula, Mauricio Borges.
A informação foi confirmada pela Defesa Civil municipal e pelo prefeito Marcos Aguzzoli em entrevista à Rádio Gaúcha:
— Quatro bairros inteiros praticamente destruídos. Tem poste de alta e de baixa tensão no chão, ginásios, colégios, casas e casas e casas, dezenas e dezenas de casas totalmente destruídas. Estamos sem luz e logo vai faltar água também — relatou Aguzzoli, complementando que o levantamento dos estragos ainda está sendo realizado.
A dimensão do fenômeno que atingiu a cidade ainda está sendo calculada. Há 15 anos, São Chico foi atingida por um tornado e, segundo o prefeito, guarda semelhanças com o temporal desta manhã. Conforme ele, os estragos são superiores: — É 10 vezes maior do que aquele — disse Aguzzoli.
O Hotel Village da Serra (foto), localizado na Avenida Júlio de Castilhos, no centro, por exemplo, ficou sem boa parte do telhado e teve vidros estilhaçados, segundo o proprietário Luis Carlos Lopes. A cidade está sem energia elétrica. Os bombeiros do município solicitaram apoio das corporações de Igrejinha e Três Coroas.

Fonte: Pioneiro
Foto: Maria Eduarda Giering. / Arquivo Pessoal