A Prefeitura de Gramado está alertando sobre um golpe que vem sendo aplicado por estelionatários usando o nome do Executivo Municipal. Esta semana, dois contribuintes vítimas do golpe procuraram o Município. A Procuradoria Geral da prefeitura registrou, nesta sexta-feira (17), um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil para que o caso seja investigado.
Como o golpe é aplicado:
– O estelionatário envia para a vítima um ofício falsificado grosseiramente, onde se identifica como auxiliar de contabilidade do Município. O ofício solicita o pagamento de uma guia do Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF, para a emissão de uma Certidão Negativa de Débitos – CND. O ofício sequer tem algum timbre, carimbo ou assinatura.
– Junto com o falso ofício (na imagem), a vítima recebe uma falsa guia para pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF, no valor de R$ 300, pagável em uma instituição bancária privada. Possivelmente, o valor do pagamento cai em uma conta particular.
Para não cair no golpe:
– O pagamento da guia DARF é destinado à União e só a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil (BB) podem recebê-la. Prefeituras municipais não recebem pagamento da DARF.
– O ofício enviado à vítima não tem nenhum timbre do Ministério da Fazenda ou da Prefeitura, e é escrito em linguagem coloquial, o que não é padrão deste tipo de documento. O ofício sequer está assinado ou carimbado.
– Em caso de dúvida ao receber alguma cobrança por parte do município, procure a Secretaria Municipal da Fazenda para esclarecimentos.

