Foi aprovado pelos vereadores o projeto de Lei do vereador Renan Sartori (PMDB) que institui o ‘Dia Municipal de Doar’, em Gramado que passa a ser comemorada anualmente, sempre na primeira terça-feira após o Dia Nacional de Ação de Graças, de acordo com a Lei Federal nº 5.110/66, que é na quarta quinta-feira do mês de novembro.
Pelo Projeto, o objetivo é mobilizar as pessoas, empresas, entidades e governo por uma cidade mais generosa, voluntária e solidária, em especial para com as organizações da sociedade civil sem fins-lucrativos.
O Dia de Doar surgiu em Nova Iorque nos Estados Unidos em 2012 com o nome de GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”, e vem na sequência de datas comerciais já famosas, como a BlackFriday.
No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, por iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação e ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos. Anualmente, no Dia de Doar, as entidades poderão receber doações.
Este ano o ‘Dia Municipal de Doar’ em Gramado vai acontecer dia 28 de novembro. Trata-se do 1º projeto no Rio Grande do Sul a ser adotado.

