Dando continuidade aos encontros com diversas áreas da cidade, na tarde desta terça-feira, 13 de setembro, os candidatos à prefeito e vice pela coligação União por Gramado (UPG), Pedro Bertolucci e Jorge Drumm, reuniram-se com os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Gramado (Comder).
O encontro serviu para dialogar com os representantes do Conselho afim de apresentar propostas e ouvir sugestões quanto às demandas deste segmento. “A história de Gramado iniciou no interior. A zona rural da cidade é nossa maior joia, temos que preservar nossas raízes e valorizar o homem do campo, dando a ele maior espaço no desenvolvimento de Gramado”, disse Pedro.
Drumm falou da Festa da Colônia, considerada uma das celebrações mais queridas e aguardadas pela comunidade gramadense, pois é nela que se identificam as origens do município. “É necessário trabalhar para que cada vez mais nossos empreendedores da zona rural tenham seu espaço dentro desta engrenagem que se chama Gramado. Não podemos degradar o nosso interior, mas também não podemos estagnar o seu crescimento. Temos que saber ouvir as demandas mantendo as suas características”, destacou.
Entre os assuntos do encontro a continuidade do apoio que vem sendo dado pela Administração Municipal quanto à agroindústrias e agronegócios, a preocupação com o uso de agrotóxicos buscando a conscientização em relação ao consumo de alimentos orgânicos, resgate das origens de Gramado, continuidade do projeto de asfaltamento para o interior e ajustes no Plano Diretor Rural prevendo a restrição de algumas atividades.
O Plano Diretor Rural ganhou destaque durante o encontro. “O Plano deve ser um assunto muito bem estudado, pois ele é a base para um interior desenvolvido e, principalmente preservado. Temos visto uma degradação de nossa zona rural que está mudando a paisagem de nosso interior, em especial os loteamentos irregulares. É preciso muita fiscalização para que este tipo de problema não tome uma forma ainda maior. O Plano Diretor deve ser muito bem alinhado através da união entre o Comder, Emater e Secretaria de Agricultura”, finalizou Pedro.

