Pesquisar
Close this search box.

Sefas precisa resolver problema criado em outra cidade para não prejudicar o Hospital de Gramado

Informação que o Hospital São Miguel pode perder a filantropia foi esclarecida pelo Interventor da unidade de Saúde, Jeferson Moschem, e pela Prefeitura de Gramado. Na verdade a Associação Franciscana de Assistência à Saúde – SEFAS, proprietária do São Miguel, teve indeferida a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, decisão que foi publicada por meio da Portaria 1251/2017, no Diário Oficial da União, do dia 20 de julho de 2017. Ou seja, tal indeferimento não refere-se ao Hospital Arcanjo São Miguel (HASM). O indeferimento da CEBAS pelo Ministério da Saúde à Associação Franciscana de Assistência à Saúde deu-se em função de uma pendência de documentação de uma das entidades mantidas pela associação, relativa ao ano de 2014, e que não é o Hospital Arcanjo São Miguel. Tal afirmação vem da própria associação em ofício enviado à Prefeitura nesta segunda-feira (31).
A SEFAS tem 30 dias para regularizar as pendências envolvendo a documentação e, desta forma, manter a Certificação de Entidade Beneficente.
A informação que poderia o São Miguel começar arcar com cerca de 700 mil reais somente em impostos em função do problema também não procede. Pelas informações a isenção média de impostos em 2016 foi de 210 mil reais e em 2017 uma previsão média de 230 mil reais. Agora resta aguardar que a Sefas regularize a situação criada não em Gramado, mas sim, em Santa Maria.