Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de São Chico alega ação do MTE e rompe contrato com empresa de coleta de lixo

A Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula rompeu ontem, dia 12 de setembro, o contrato com a Geral Transportes Ltda para a coleta de lixo no Município. No comunicado à empresa, a Administração apontou como um dos motivos para o rompimento é a ação movida pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, que alegava risco iminente de acidente de trabalho dos garis coletores transportados no estribo traseiro dos caminhões.

A empresa considerou excessiva a decisão da prefeitura, uma vez que a Geral tem liminar da Justiça para continuar com suas operações e tomou medidas para aumentar a segurança da equipe de coletores. “Tomamos todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos nossos trabalhadores, com a retirada dos estribos dos caminhões. A decisão da prefeitura nos parece mais política do que técnica”, destacou o diretor administrativo Gerson Bitelo.

Para realizar o serviço, a Prefeitura de São Francisco de Paulo contratou uma nova empresa. A nova contratada de forma emergencial é a recicladora Adeva, de Nova Araçá. “O que nos surpreende é que os motivos que levaram ao rompimento contratual alegados pelo município não estão sendo observados pela empresa que passou a realizar o serviço, em total descumprimento ao que foi exigido pelo MTE à Geral Transportes. Gostaríamos que o Ministério se manifestasse, uma vez que há claro desrespeito ao exigido anteriormente”, define Bitelo. Na imagem publicada os garis no caminhão da nova empresa contratada, em desacordo com as normas exigidas pelo MTE.