Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Gramado declara situação de emergência devido às chuvas

A Prefeitura Municipal de Gramado declarou situação de emergência no município, na tarde desta terça-feira, dia 18, por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil relatou que o grande volume de chuva em um pequeno intervalo de tempo causou danos materiais e prejuízos econômicos.

A Prefeitura, através das Secretarias Municipais, está mobilizada para atender as chamadas de pontos de alagamento e deslizamentos de terra no município e prestar assistência e socorro aos afetados. O telefone de plantão da Defesa Civil é 54 9629 6160.

“Fizemos esse decreto com o intuito de facilitar a contratação de serviços para repararmos os danos causados pela chuva. Esse decreto dispensa a licitação e com isso gera agilidade na recuperação dos prejuízos. Todos os cantos do município foram atingidos de alguma maneira e assim que o tempo melhorar vamos iniciar os reparos. Pedimos a compreensão da comunidade, pois esse é um caso alheio à nossa vontade e que atingiu todo o Rio Grande do Sul”, comenta o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Transporte público

A empresa responsável pelo transporte coletivo da cidade informou que, por questões de segurança, os ônibus não trafegarão pelo bairro Carazal e a Serra Grande. “Apesar do esforço da Prefeitura em tentar manter as vias em boas condições, as chuvas têm danificado as estradas e o tráfego de veículos pesados, para a segurança dos usuários, não está sendo permitido”, informou o gerente da Gramado Turismo, Gilnei Garcia.

Prejuízos

O Hotel Encantos Hortênsias (foto) teve enormes prejuízos com as chuvas. Nove carros ficaram submersos e as estruturas de funcionamento como centrais de telefone e energia, elevadores e almoxarifado foram afetadas seriamente.

Foto: Gerson Sorgetz