Pesquisar
Close this search box.

Iluminação definitiva da Igreja Matriz de Gramado será inaugurada nesta sexta-feira

Depois de três meses de trabalho, será inaugurada nesta sexta-feira (22) a iluminação definitiva das Igreja Matriz São Pedro de Gramado, orçada em R$ 350 mil, e bancada por fiéis e amigos da paróquia. O acendimento das luzes deve ocorrer por volta das 21 horas, logo após o Show do Acendimento do Natal Luz, que acontece em frente ao Palácio dos Festivais. A iluminação definitiva da Igreja terá 165 refletores com lâmpadas de LED, e foi executada pela empresa Prime Soluções. Além da iluminação externa, haverá projetores de luz dentro do prédio, iluminando os vitrais, que são um dos pontos altos do templo que foi construído com 78 mil pedras basálticas extraídas de pedreiras próximas a Gramado, e que foram arrastadas em zorras puxadas por bois.

“A ideia de iluminação da igreja vem do estilo arquitetônico adotado na sua construção, o romano, o que caracteriza uma iluminação mais europeia e atemporal”, define a designer Emili Lazaretti, da empresa A&C, responsável pelo projeto de iluminação. Segundo Emili, foram utilizadas cores sóbrias e variações de tonalidades de brancos “para dar a sensação de elevação aos céus, aproximando mais seus fiéis do poder divino”. “Desta maneira a igreja fica sempre inserida no ambiente urbano, destacando-se pela sobriedade que uma arquitetura eclesiástica exige, dando a sensação de segurança e proteção”, destaca Emili.

“Luz é sinal de beleza, alegria e paz. Que a luz da nossa igreja aponte para Cristo, luz do mundo e que nos chame a ser luz entre nós,  ajudando-nos a ser sal da terra e luz do mundo”, destaca o pároco Celestino Fritzen, entusiasmado com o trabalho realizado. Padre Celestino ressalta que a Igreja Matriz São Pedro passa a ter iluminação durante os 365 dias do ano, e não somente do Natal Luz, e que a obra está sendo inaugurada dentro de um ano especial para os católicos gramadenses, que marca o centenário da paróquia.