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Em apenas quatro anos, Gramadotur investiu R$ 106 milhões no turismo

Em apenas quatro anos de existência, a autarquia municipal de turismo Gramadotur investiu R$ 106 milhões no turismo do município, além de ter comercializado 1,2 milhão de ingressos e ter captado R$ 39 milhões em patrocínios. Estes foram alguns números divulgados nesta segunda-feira (9) pelo Conselho de Administração da autarquia, durante encontro com a imprensa regional.

Durante o encontro, o presidente do Conselho, Alexandre Gehlen relembrou o início da Gramadotur que, de acordo com a Lei. 3066, de 18 de dezembro de 2012, tinha a missão de “planejar e executar atividades vinculadas, direta ou indiretamente, ao turismo e à cultura”. Gehlen lembrou a bem sucedida trajetória da autarquia, que tem três representantes do setor público e seis representantes da sociedade civil organizada em seu conselho, um modelo inédito no país, onde o setor privado de Gramado tem protagonismo nas tomadas de decisão. Frisou, ainda, a transparência da Gramadotur, que é fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado e pela Câmara de Vereadores, e que tem como uma das vantagens de seu modelo a não incidência de tributos.

Os conselheiros da Gramadotur lembraram, ainda, que somente em 2016 foram investidos R$ 26,6 milhões em cinco eventos, mas fizeram questão de destacar os avanços ocorridos em infraestrutura e na área social. Em quatro anos, a autarquia investiu R$ 4 milhões em obras de infraestrutura, especialmente no ExpoGramado, Lago Joaquina Rita e Bier e nos equipamentos para a Festa da Colônia. R$ 3 milhões foram destinados para o Programa de Artes, Orquestra Sinfônica de Gramado e Educavídeo, além de doações de equipamentos, materiais e munições para órgãos de segurança. Além disso, foram destinados mais de R$ 300 mil para o Convention Bureau e 92 mil quilos de alimentos para famílias carentes.