29
jan
2016

Canela não terá Carnaval de Rua este ano

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Canela informa que a cidade não terá Carnaval de Rua este ano. Segundo o texto, tudo em vista da atual conjuntura do país. Todavia, executará um projeto social, denominado “Cadeia Produtiva” através das secretarias de Assistência Social, Turismo e Educação em parceria com a Liga Carnavalesca. O anúncio foi feito pelo prefeito Cléo Port em reunião com os carnavalescos. O objetivo é fomentar, difundir e promover a cadeia produtiva do carnaval somada às diversas profissões envolvidas, através de um espetáculo abrangente, associado a tecnologias e grande produção, buscando transformar um produto cultural em vivência do “Carnaval” para todos espectadores envolvidos e presentes no projeto. Desta forma, a partir do mês de abril a Liga Carnavalesca de Canela vai realizar o programa “Canela, a Indústria Produtiva do Carnaval”, a qual se desenvolverá com a oferta de oficinas à comunidade canelense. O projeto foi inscrito em 2013 e contemplado em 2016 junto à Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul pela Prefeitura Municipal de Canela. Serão oferecidas 07 (sete) oficinas culturais para a sociedade de Canela (Reutilização de Materiais Recicláveis, Instrumentos de Percussão, Instrumentos de Cordas, Dança, Corte e Costura, Maquiagem e Artesanato), garantindo formação cultural a diversos cidadãos canelenses, podendo ser eles crianças, jovens e adultos.

Acrescenta-se que 3% das vagas oferecidas serão destinadas a portadores de necessidades especiais. Todos os locais onde ocorrerão estas oficinas terão 100% de acessibilidade para cadeirantes e terão recipientes adequados para separação de resíduos (lixo) em: vidro, papel, plástico, madeira, orgânico, metal e não-reciclável.

Será oferecida gratuitamente à comunidade local a Oficina de Reutilização de Materiais Recicláveis, através da cadeia produtiva do carnaval. Nela serão ensinadas técnicas para confecção de adereços, detalhes de fantasias, instrumentos e acabamentos de carros alegóricos. Serão angariados na sociedade materiais como: garrafas pets, latinhas de alumínio, caixinhas tetra pak, tampinhas em geral, lacres metálicos, papel, isopor, plásticos entre outros.

Assim sendo, os resultados serão apresentados pela Liga Carnavalesca de Canela, no Carnaval Municipal de Rua de Canela de 2017.