Pesquisar
Close this search box.

Após atrasos em pagamentos, médicos do São Miguel decidem paralisar a partir de 18 de junho

Os médicos que atendem pelo SUS no Hospital São Miguel protocolaram carta dirigida à Direção Técnica e Administrativa do Hospital São Miguel informando da decisão tomada após Assembleia Extraordinária realizada dia 18 de maio. Eles decidiram e informam no documento protocolado hoje (24) que estarão paralisando as atividades médicas nas áreas de convênio médico prestado ao SUS no esquema de cirurgias eletivas (Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Traumatologia e Ortopedia), consultas e procedimentos ambulatoriais a partir do dia 18 de junho próximo. Também foi decidido que farão uma cobrança junto ao CREMERS de qualquer colega que venha substituir os atuais médicos fazendo valer o Código de Ética Médica Art. 48. “Assumir emprego, cargo ou função para suceder médico demitido ou afastado em represália à atitude de defesa de movimentos legítimos da categoria ou da aplicação deste Código”, diz o documento assinado pelo Dr. Élcio Starck Machado, Diretor Clínico do São Miguel.
A decisão foi tomada na Assembleia em função do constante atraso dos honorários médicos há mais de 18 meses dos serviços prestados no hospital, tendo chegado a mais de 60 dias, segundo relato. Também a ausência de reajuste dos contratos médicos há três anos está sendo outro motivo para a paralisação.
O documento informa ainda que ocorrendo novos atrasos a cada data estipulada em contrato, acontece um gatilho de nova paralisação em 15 dias. Os médicos informam que os serviços essenciais como Emergência e UTI e sobreavisos na Obstetrícia, Pediatria para salas de parto, estes não serão afetados num primeiro momento.