29
set
2018

Aos 42 anos, morre premiado ator gaúcho e apresentador do Festival de Gramado

O cinema gaúcho está de luto. A cultura gaúcha está de luto. Na noite desta sexta-feira, às 23h35, foi confirmado o falecimento do ator gaúcho Leonardo Machado, 42 anos. Ele lutava contra um câncer de fígado e estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Numa das últimas grandes aparições públicas, Leonardo Machado apresentou o 41º Festival de Cinema de Gramado, ao lado de Renato Boldrini. Aliás, ele vinha atuando como apresentador do evento há alguns anos. O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, deixou mensagem no seu Twitter: “Muita tristeza. O ator, apresentador do Festival de Cinema de Gramado e amigo Léo Machado acaba de falecer. Jovem e talentoso ator gaúcho. Obrigado em nome do Festival de Cinema por toda sua contribuição e amizade.”

Vencedor do Kikito de melhor ator no Festival de Gramado de 2009, como protagonista do drama político Em Teu Nome, de Paulo Nascimento, Leo, como era chamado por amigos e colegas, projetou-se nacionalmente com o prêmio e a performance como um jovem militante de esquerda obrigado a viver no exílio durante a ditadura militar no Brasil.

O velório correrá neste sábado (29) na Sala Álvaro Moreyra, em Porto Alegre, das 10 às 17 horas. O corpo do ator será cremado em uma cerimônia privada no Crematório Metropolitano.

As informações são do portal martinbehrend.com.br